domingo, 7 de agosto de 2011

Para os alunos das 6ªs séries...

Oi pessoal!
A seguir, coloco na íntegra um texto de sala de aula sobre o tema "Efeito Estufa" do capítulo 4 da apostila (e referente ao trabalho deste mês de agosto) que durante a aula ficará registrado em caderno apenas algumas partes. Podem copiar para vocês!


O efeito estufa é um fenômeno natural que tem sido muito citado e debatido na mídia e nos grandes fóruns de discussão mundial, quase diariamente ouvem-se notícias e informações sobre catástrofes naturais, elevação do nível do mar e mudanças climáticas.
Atualmente as pesquisas apontam alguns fatos, destacados a seguir:
• Aproximadamente 50% da radiação solar incidente no planeta atinge sua superfície, sendo absorvida pelas moléculas dos diversos materiais e transformada em radiação infravermelha (calor), que é então reemitida para a atmosfera. A radiação infravermelha é então absorvida pelas moléculas dos gases estufa que aumentam sua temperatura, reemitindo radiação infravermelha na direção da superfície e do espaço. Não se trata, portanto, de uma reflexão na superfície da Terra e sim de uma série de absorções e emissões de diferentes radiações com diferentes características (comprimentos de onda).
• O efeito estufa é um fenômeno natural, sendo responsável pela manutenção da temperatura média do planeta em aproximadamente 15°C. Sem o efeito estufa natural, a temperatura média seria de aproximadamente –18°C.
• A Terra já passou por outros períodos naturais de aquecimento muito antes do período de industrialização, que está sendo apontado como uma das possíveis causas do aumento da emissão de gases estufa.
• O principal gás estufa é o vapor de água, sua contribuição para o aquecimento natural do planeta é aproximadamente 67%, duas vezes superior a contribuição de outro gás estufa, o CO2, (gás carbônico ou dióxido de carbono), que é de 32%. O CH4, (metano), o O3, (ozônio), os óxidos de enxofre e nitrogênio, os CFC`s (halocarbonos), outros gases e as partículas em suspensão na atmosfera contribuem com aproximadamente 3% do efeito estufa.
• O valor estimado para o aumento da temperatura média do planeta, desde 1861, é de aproximadamente 0,6°C, com uma incerteza de 0,2°C. Essa incerteza é muito alta se comparada ao valor estimado.
• As mais prováveis (e não certas) consequências desse aquecimento seriam: o derretimento da água congelada na cobertura de montanhas e em geleiras; a elevação dos oceanos devido a esse derretimento e a expansão térmica da água; o aumento da quantidade de nuvens e vapor de água e, consequentemente, da quantidade de chuvas; a alteração das características do ambiente em diferentes regiões; etc. Da mesma forma, não há certeza de que essas variações climáticas tenham origem em alterações provocadas pelo ser humano.
• Embora o ozônio também seja um gás estufa, não há relação entre o fenômeno denominado ‘buraco na camada de ozônio’ e o ‘efeito estufa’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário