domingo, 14 de agosto de 2011

"Atlas IDH no Brasil" e "Pacto pela Saúde"

Para os alunos do 1º ano do Ensino Médio...


Olá pessoal, como estão?

Quero reforçar aqui o que tenho falado em aula sobre o programa do Atlas, que ainda usaremos na escola, porém gostaria que vocês baixassem em casa e fossem se familiarizando com este software, verificando as estatísticas do censo do IBGE da década 1991-2000 com as quais vocês podem trabalhar de várias formas, criando tabelas, diagramas, gráficos com comparações de dados de microrregiões dentro dos Estados ou regiões brasileiras. 
Para baixar o programa, acessem:   
http://www.pnud.org.br/atlas/ (clique na opção de baixar o programa).

A instalação é bem fácil e rápida!

Verifiquem, por exemplo, dados de Esperança de Vida ao Nascer da microrregião Limeira com qualquer outra microrregião do território nacional que vocês escolherem. Vocês podem aliar na tabulação de dados também outros índices comparativos de renda, educação ou habitação.
____________________________________________________________

Também quero deixar aqui, o link de acesso para vocês conhecerem e estudarem mais sobre o "Pacto pela Saúde 2010/2011" disponibilizado pelo DATASUS (Tecnologia da Informação à Serviço do SUS) no endereço: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/pact2010/pactdescr.htm

O nosso objetivo é estudar Indicadores de Saúde e por este programa desenvolvido à nível nacional, através da Portaria nº 2669 que expliquei para vocês em aula, podemos ver as medições sobre as 11 prioridades em saúde traçadas pelo SUS (que registrei em aula com vocês) com dados resgatados desde 2007 no Brasil inteiro.
Vocês podem ainda acessar os cadernos com dados do Brasil inteiro do Pacto pela Saúde no endereço: 

Cliquem no link "São Paulo" e depois poderão verificar os dados de qualquer cidade do nosso estado, então poderão baixar os dados de Limeira, e estes arquivos são tabulados em planilha de Excel.

Além de estudos em sala de aula, também é uma importante ocasião para vocês conhecerem com o que o nosso governo federal se preocupa a nível de saúde em nosso país, para enfim não ignorar o que realmente temos direito de cobrar dos serviços públicos. Vejam que são dados importantes que estão aí disponíveis na internet para qualquer cidadão comum acessar, mas quase ninguém tem conhecimento destes serviços.

Abraços e bons estudos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário